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SENEPT

Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

CEFET-MG

Apresentação

Última modificação: Quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – SENEPT

O SENEPT é um evento científico de abrangência nacional, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem por finalidade propiciar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam às questões relativas à Ciência, à Tecnologia, à Educação Científica, Tecnológica e Profissional e as possíveis articulações entre elas.

O evento é bianual e tem sido realizado desde 2008. A primeira edição, naquele ano, contou com a participação de cerca de 400 estudantes e pesquisadores, oriundos de 17 unidades da federação. Os encontros seguintes, realizados em 2010 e em 2012, potencializaram esse número e reuniram em torno de 500 participantes de 22 estados, em cada uma das edições. A quarta e a quinta edições, realizadas nos anos de 2014 e 2017, mantiveram-se nesse patamar de interesse, congregando pesquisadores de todos os estados do país, além de colaborações e contribuições significativas de pesquisadores estrangeiros.

O V SENEPT, em maio de 2017, foi realizado nos campi do CEFET-MG, em Belo Horizonte,  tendo por referência o tema Perspectivas para a Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica no cenário brasileiro atual. Estruturado em Conferências, Painéis e sete Grupos Temáticos (GTs), as conferências de abertura e de encerramento abordaram a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Ciência e Tecnologia (CT) no Brasil, naquele momento histórico, versando sobre o seguintes temas: Ciência, Tecnologia e inovação no Brasil: o papel do CNPq; Bases antropológicas e históricas para a retomada crítica dos conceitos de técnica e tecnologia: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto; e A reforma do Ensino Médio no contexto de regressão de direitos sociais: desafios para a Educação Profissional e Tecnológica.

Painéis e conferências foram realizados, tendo com fio condutor o diálogo entre diferentes abordagens e renomados pesquisadores do país e estrangeiros, algo aprofundado nos sete GTs, constituídos como espaço para o intercâmbio e o debate nas sessões de exposição de pôsteres e de apresentações orais de artigos relacionados.

Os eixos de abordagem, representados nos temas de cada GT, passaram a orientar o trabalho e a estruturação do evento, a saber, em:

GT 1: Abordagens filosóficas, históricas e sociológicas da Ciência, Tecnologia e da Educação Profissional e Tecnológica.

GT 2: Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.

GT 3: Programas e políticas para a Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, formação e qualificação profissional.

GT 4: Diversidades na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, orientação sexual, inclusão e necessidades especiais.

GT 5: Relações de Gênero na Ciência e Tecnologia, no trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica.

GT 6: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica.

GT 7: Analogias, Modelos, Métodos e Práticas Educativas em Ciências e a Formação Profissional  e Tecnológica.