Normas para submissão e apresentação de trabalhos
Última modificação: Domingo, 26 de março de 2017
I- SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS E PÔSTERES:
A submissão de trabalhos para o V SENEPT 2017 será feita por meio de resumo. Serão aceitos até dois trabalhos por autor, para comunicação oral ou pôster. O número de trabalhos como coautor é ilimitado.
RESUMOS: O resumo deverá ter entre 300 e 500 palavras, em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As margens superior e esquerda devem ter 3 cm e as margens inferior e direita devem ter 2 cm. O resumo deverá vir acompanhado de palavras-chave (de três a cinco), separadas por ponto e vírgula. Os resumos não poderão ter nenhuma identificação dos autores.
II- NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS:
Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do V SENEPT 2017. As comunicações e mesas temáticas serão publicadas sob a forma de artigo científico. Os pôsteres serão publicados no formato resumo. Os artigos deverão seguir as seguintes normas:
- O texto do trabalho completo deverá conter de 25 mil a 45 mil caracteres (incluindo os espaços em branco).
- Trabalhos resultantes de dissertações e teses devem contar com a concordância expressa do orientador que constará como coautor do trabalho.
- O texto deve apresentar um título em português, devendo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do trabalho.
- O texto deve conter um resumo informativo em português que tenha entre 300 e 500 palavras e o máximo de cinco palavras-chave.
- O texto deve conter abstract em inglês que tenha entre 300 e 500 palavras e o máximo de cinco keiwords.
- O estilo da redação deve ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem.
- Notas, citações, referências e bibliografias devem estar normatizadas de acordo com as orientações mais recentes da ABNT.
- Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros e tabelas devem restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e devem localizar-se o mais próximo possível do trecho em que são mencionados. Devem, também, ser criados em preto e branco, não podendo ocupar mais do que 2/3 de uma página. Os títulos, legendas e fontes devem ser claros e objetivos.
- Autorizações para uso de imagens constantes nos trabalhos são de responsabilidade do(s) autor(es).
- Os agradecimentos a auxílios recebidos para elaboração do trabalho devem ser mencionados ao final do artigo.
- Os trabalhos devem ser digitados em editor compatível com o Microsoft Word e salvos no formato .doc.
- As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
III- NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER:
Os pôsteres devem seguir as seguintes especificações:
- Os tipos de fontes, recuos, disposições das caixas de textos e tamanhos das fontes deverão ser mantidos conforme template.
- O título deve estar em caixa alta, centralizado, fonte verdana, tamanho 66 em negrito.
- O espaço disponível para o título deverá ser mantido.
- O título e o nome dos autores deverão ser idênticos ao do resumo submetido.
- As dimensões padrão do Pôster devem ser de 84,1 cm de largura, com 118,9 cm de altura (A-0).
- Deverá ser utilizado cordão ou fio de nylon para pendurar.
- Não será permitida a apresentação de trabalhos colados sobre base rígida como madeira compensada, isopor, papelão ou material semelhante. Também não será permitida a fixação do pôster através de pregos, tachas ou percevejos.
- Os pôsteres (banners) deverão ser em papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, ou em lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nas paredes ou painéis rígidos (displays) e fácil colocação e remoção dos mesmos.
- Não será permitido apresentação por terceiros (não autores).
- Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster para responder às questões dos interessados.
- Durante a apresentação do pôster será entregue ao(s) autor(es) presente(s) na sessão, uma via do atestado de apresentação.
- Os trabalhos a serem apresentados nos banners deverão conter basicamente os seguintes itens:
- Título: é obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento (tamanho 50).
- Nome(s) do(s) autor(es) (os mesmos do resumo submetido).
- Instituição dos autores.
- Dados da pesquisa: introdução, metodologia, resultados e/ou conclusões e referências bibliográficas.
- Agência de fomento: caso exista agência de fomento é obrigatório mencioná-la.
- Nível do trabalho: mencionar se é projeto de iniciação científica, mestrado, de doutorado e outros. Deve ser informado a que instituição pertencem os autores do trabalho.
- As referências devem seguir as normas definidas pela ABNT. Somente deverão ser apresentadas as referências citadas no referido pôster.
- As referências apresentadas no interior do texto devem aparecer na forma nome do autor e ano da publicação. Ex.: (LIMA, 1972).
OBSERVAÇÃO:
ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO E DE GRADUAÇÃO SÓ PODEM SER AUTORES DE PROPOSTAS PARA A MODALIDADE “PÔSTER”.