CEFET-MG

Apresentação

Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – SENEPT

 

O SENEPT é um evento científico de abrangência nacional, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Tem por finalidade propiciar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam às questões relativas à Ciência, Tecnologia, Educação Científica, Tecnológica e Profissional.

O SENEPT é um evento programado para acontecer a cada dois anos; a primeira edição, realizada em 2008, contou com a participação de cerca de 400 estudantes e pesquisadores, oriundos de 17 unidades da federação. O II e o III SENEPT, realizados em 2010 e em 2012, contaram com a mobilização de aproximadamente 500 participantes de 22 estados, por edição. O IV SENEPT, realizado em 2014, manteve a tradição das edições anteriores, congregando cerca de 450 integrantes, de todos os estados do país.

O V SENEPT 2017 acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de maio deste ano, em Belo Horizonte. Terá por referência o tema Perspectivas para a Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica no cenário brasileiro atual. Está organizado em Conferências, Painéis e Grupos Temáticos. As conferências de abertura e de encerramento objetivam focalizar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Ciência e Tecnologia (CT) no Brasil. Os painéis, realizados no período da manhã, serão coordenados de forma a possibilitar o diálogo entre diferentes abordagens.

Tanto nas conferências como nos painéis, os participantes do V SENEPT2017 terão a oportunidade de dialogar com renomados pesquisadores do país. Os Grupos Temáticos (GT) constituem o espaço para o intercâmbio entre pesquisadores, por meio da exposição de pôsteres, da apresentação oral de artigos e também pelo debate ao final das sessões. A apresentação de trabalhos será realizada em sete GTs:

GT 1: Abordagens filosóficas, históricas e sociológicas da Ciência, Tecnologia e da Educação Profissional e Tecnológica.

GT2: Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.

GT3: Programas e políticas para a Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, formação e qualificação profissional.

GT4: Diversidades na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, orientação sexual, inclusão e necessidades especiais.

GT5: Relações de Gênero na Ciência e Tecnologia, no trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica.

GT6: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica.

GT7: Analogias, Modelos, Métodos e Práticas Educativas em Ciências e a Formação Profissional  e Tecnológica.