:: Grupos Temáticos ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

GRUPOS TEMÁTICOS DO IV SENEPT 2014


GT 01: Currículo, ciência e tecnologia

Investigar a manifestação no currículo escolar da interação entre ciência e tecnologia. Propor alterações curriculares que incrementam a interação entre ciência e tecnologia. Relatar experiências curriculares que enfatizam a interação entre ciência e tecnologia. Subtemas: Investigação das características da relação entre ciência e tecnologia nos currículos. Relato de experiências curriculares que contemplam a relação entre ciência e tecnologia. Propostas de alteração curricular para incrementar a relação entre ciência e tecnologia.

 

GT 02: Tecnologias e constituição de ambientes de aprendizagem

Educação a distância, aspectos relacionados à gestão e docência em EaD. Ambientes virtuais de aprendizagem, utilização no contexto escolar. Tecnologias digitais da informação e comunicação, novas abordagens em educação. Objetos de aprendizagem. Educação Hibrida.

 

GT 03: Educação e trabalho: programas e políticas para a educação profissional técnica e tecnológica, formação e qualificação profissional

Este GT objetiva divulgar pesquisas e estudos no espaço da Educação e Trabalho quanto: (i) aos Programas de expansão institucional da Educação Profissional Técnica e Tecnológica; (ii) as políticas expressas na Legislação para Educação Profissional; (iii) os Programas no âmbito da Pedagogia e da Didática para o desenvolvimento  do ensino técnico, médio de escolaridade, e tecnológico, graduação e pós-graduação; (iv) formação e qualificação profissional de técnicos, tecnólogos e engenheiros; (v) estudos sobre a evasão e acompanhamentos de egressos da Educação Profissional e Tecnológica entre outros que apresentam resultados de estudos e investigação na área da educação e trabalho.

 

GT 04: História da educação profissional e tecnológica

A educação profissional e tecnológica no Brasil; as políticas públicas para a formação do trabalhador nacional; a criação, a organização  e o desenvolvimento de escolas profissionais; as escolas de artes e ofícios. O Grupo Temático tem como objetivos: apresentar e debater as temáticas constituintes do processo socio-histórico de constituição da educação profissional e tecnológica no Brasil; conhecer as políticas públicas para a Educação Profissional; analisar as práticas educativas e os espaços de formação da classe trabalhadora brasileira. São subtemas a serem apresentados: As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica; O conceito de trabalho e classe trabalhadora na República brasileira; As escolas de artes e ofício; As escolas técnicas e seus desdobramentos para a educação profissional no Brasil.

 

GT 05:    Filosofia da ciência e da tecnologia

As discussões do GT se dirigem ao debate dos principais complexos conceituais da ciência e da tecnologia, bem como da relação interdeterminada entre ambas. Neste sentido, o exame das categorias que determinam a existência operativa e social dos elementos cognitivos e mobilizadores da prática humana se coloca como uma exigência para se pensar o modo como historicamente a articulação concreta C&T vem moldando as estratégias de produção e de interação social. Processo este que não apenas requer uma compreensão educacional e formativa nova, mas também a apreensão reflexiva de suas reverberações na organização dos processos de ensino e aprendizagem. São também subtemas a serem debatidos: (i) Saberes e Conhecimentos do mundo; (ii) Desenvolvimento histórico das ciências, das técnicas e da tecnologias; (iii) Interseções entre ciências e técnicas: tecnologias; (sv) Ciência, tecnologia e individualidade; (vi) Ciência, tecnologia e educação.

 

GT 06: Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

Relatos de pesquisa abordando relações CTSA em diferentes contextos: educação profissional e tecnológica, nos níveis básico e superior, educação em espaços não formais e divulgação científica; Relações entre os campos de estudo CTSA e Trabalho e Educação; Relatos de experiência com objetivos e análise fundamentados na literatura do campo de estudos CTSA; Referenciais de análise de práticas educativas orientadas pela abordagem CTSA; Epistemologia da Ciência e estudos CTS.

 

GT 07: Currículo, educação profissional e tecnológica e EJA

Neste GT, propõe-se divulgar estudos e pesquisas sobre Currículo Integrado,  Educação Profissional e EJA. Permeiam esses estudos e pesquisas discussões sobre currículo, trabalho, educação de jovens e adultos (EJA), bem como sobre as mudanças que ocorrem nos três campos de estudos, e, ainda, sobre a confluência desses campos, quando se trata de propostas curriculares integradas em Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. Na confluência desses campos, faz-se presente embates entre os que aspiram uma educação integral voltada para a formação humana plena e os que advogam e investem na educação para o atendimento às demandas do mercado de trabalho imediato, sob a égide do capital. São subtemas decorrentes da temática deste GT: (i) referenciais teórico-metodológicos de Currículo Integrado; (ii) estado da arte das discussões sobre Currículo Integrado; (iii) avanços, retrocessos e percalços em teoria e prática de Currículo Integrado; (iv) articulação entre Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Currículo Integrado; (v) teoria e prática de currículo integrado em face ao encerramento do PROEJA e a instituição, pelo governo federal, do PRONATEC; (vi) avaliação das experiências do PRONATEC; (vii) avaliação das experiências de currículo integrado na Educação Profissional.

 

GT 08: Profissionalização, formação de professores e trabalho docente em educação profissional e tecnológica

Neste GT, propõe-se divulgar estudos e pesquisas sobre as condições teórico-práticas e políticas do ensino e da formação de professores em temas relacionados às propriedades do ensino e da formação de professores, às pesquisas sobre o ensino e a formação de professores da educação profissional, aos saberes da docência da educação profissional, aos cursos e programas de formação de professores da EPT.

 

GT 09: Cultura, trabalho, relações étnico-raciais, gênero e diversidade na educação profissional e tecnológica

Este GT objetiva aprofundar, em uma perspectiva interdisciplinar, os significados, sentidos e práticas presentes na tríade pesquisa, ensino e extensão no que tange a cultura como fenômeno que permite aos seres humanos dar significado às suas ações como um ato que ultrapassa um sistema de costumes posto que é objeto de intervenção humana. As relações étnico-raciais e de gênero, se por um lado permitem uma compreensão refinada de como as diversidades se apresentam em nossas instituições de ensino, no mundo do trabalho e nas relações sociais, são, por outro lado, uma oportunidade para o questionamento de práticas excludentes, discriminatórias e racistas. Este GT reúne pesquisadores (as) e estudiosos (as) das diversidades culturais, das relações sociais de gênero e étnico-raciais no âmbito do Trabalho, da ciência, Tecnologia e do Ensino Técnico e da Educação Profissional e Tecnológica.

 

GT 10: Linguagem, modelos e tecnologia

Neste GT, propõe-se divulgar estudos e pesquisas sobre questões e conceitos centrais da reflexão filosófica em linguagem. Interfaces entre linguagem, tecnologia e discurso. Mídia, hipermídia e estudos interartes. Pressupostos teóricos, metodológicos e filosóficos dos modelos de análise do discurso na contemporaneidade. Categorias descritivas e perspectivas da análise do discurso. Concepções de analogias, metáforas e modelos (A&M). O papel das A&M na História da Ciência e da Tecnologia. Aplicabilidade de A&M no cotidiano da Ciência, da Educação, da Tecnologia e da Sociedade. Significação, sistematização e desenvolvimento de metodologia de ensino com analogias. Relações entre CTS, considerando as articulações entre educação, ciência e tecnologia.



 

ISSN: 1983 - 1315
  Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica
Av. Amazonas 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30.510-000 Telefax: +55 (31) 3319-6804

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: DRI/CEFET-MG