CEFET-MG

Comunicações – GT 01: Abordagens filosóficas, históricas e sociológicas da Ciência, Tecnologia e da Educação Profissional e Tecnológica.

DIA 09/05/2017 (TERÇA-FEIRA)

Local: Sala 116 – Prédio Principal

1. Uma modernidade “adiável”: os entendimentos de modernidade em torno da falência do Liceu de Artes e Ofícios do Serro (1880-1883).

2. As expectativas de progresso do político Affonso Penna: repertórios de discursos sobre a organização da Instrução Pública e Profissional (1874-1906).

3. A situação da classe operária na nascente Belo Horizonte.

4. A Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais (1892-1927).

5. A industrialização do ensino na década de 1920 numa perspectiva foucaultiana: dispositivo disciplinar ou de segurança?

6. A experiência anglo-americana (1927) e a inclinação definitiva de Anísio Teixeira pela educação pública.

DIA 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA)

Local: Sala 123 – Prédio Principal

 1. Múltiplos olhares sobre a evasão escolar na educação profissional: desafios e perspectivas.

2. O contexto sócio político em que surge o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM Urbano.

3. Multiletramento e as novas tecnologias de informação e comunicação na escola: práticas de inclusão nas aulas de leitura e produção de texto.

4. Os impactos da utilização de software livre na educação, segundo a ótica de Richard Stallman.

5. Teatro e robótica: desafios e potencialidades para o campo da educação profissional e tecnológica.

6. Hans Jonas e a heurística do medo.

7. Saber ambiental e pedagogia crítica.

DIA 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA)

Local: Sala 314 – Prédio 20 (Prédio Novo)

1. Escritos de Anísio Teixeira do período de 1929 a 1951: leituras da americanidade a partir das viagens à Europa (1925) e Estados Unidos da América (1927 e 1929).

2. Ensino técnico subsequente e formação do trabalhador: notas históricas e políticas educacionais no Brasil.

3. Desafios epistemológicos para a Educação Profissional Tecnológica.

4. O conceito de corpo em Descartes: reflexões para pensar qual o lugar do corpo na Educação Profissional e Tecnológica.

5. Os princípios da Teoria Crítica e o exercício crítico da prática profissional do comunicador social/jornalista.

6. Formação policial no Brasil: revisão da literatura.

7. Os trabalhos manuais na perspectiva do professor Manoel Frazão: um dos interlocutores do professor Manoel Penna.