CEFET-MG

Comunicações GT 02 : Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.

DIA 09/05/2017 (TERÇA-FEIRA)

Local: Sala 125 – Prédio Principal

1. Formação do técnico de enfermagem no desenvolvimento de competências para implementação e atendimento ao programa saúde na escola.

2. E agora, como fazer?: o processo de inserção de professores universitários na educação a distância.

3. Educação profissional e tecnológica: significados e concepções.

4. Ser professor nos cursos de licenciatura da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica.

5. Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância – possibilidades de formação no sudoeste de Minas Gerais.

6. A contribuição do PIBID para o aperfeiçoamento da educação básica: o olhar do supervisor de área sobre o programa.

7. O PIBID como uma possibilidade de flexibilizar os currículos dos cursos de licenciaturas.

8. A função social da licenciatura em química de um campus do instituto federal da região nordeste.

 

DIA 09/05/2017 (TERÇA-FEIRA)

Local: Sala 119 – Prédio Principal

1. Os caminhos da docência na educação profissional técnica de nível médio: a visão dos docentes licenciados, bacharéis e tecnólogos do Instituto Federal de Santa Catarina.

2. Professores da educação profissional e tecnológica e do ensino superior nos estudos sobre o desenvolvimento profissional docente.

3. Propostas curriculares das licenciaturas em ciências biológicas dos institutos federais mineiros: perspectivas de uma formação para o ensino médio integrado.

4. Por uma nova formação docente na Educação Profissional.

5. Análise do impacto familiar da escolha pela licenciatura por alunos do CEFET-MG.

6. Evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

7. Contribuição do currículo na construção identitária de licenciandos de letras e pedagogia.

 

DIA 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA)

Local: Auditório do Prédio do DECOM

1. Formação do professor: cursos e disciplinas do ensino superior público belenense que discutem as questões étnico-raciais.

2. Avaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: diálogos com a formação humana integral.

3. A formação pedagógica de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

4. As teorias do currículo e sua interlocução com a formação profissional dos bombeiros militares de Minas Gerais.

5. Contribuições da didática profissional francesa para a educação profissional.

6. Elementos para discussão curricular da disciplina geografia na educação profissional de nível médio.

7. Letrar COM os gêneros e não SOBRE os gêneros no ensino técnico: relato de experiência.

8. Necessidades formativas de professores: um mapeamento das produções dos últimos anos.